segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Curso na Paulinas - Formar leitores: compromisso de quem? - com Nóia Kern



O que posso dizer sobre uma Oficina ministrada por alguém que ama a literatura e consegue demonstrar isso com um brilho grande no olhar ao sugerir leituras imprescindíveis? Nóia Kern já começa a Oficina nos dizendo algo encantador: "Tenho orgulho de ser professora. E se nascer de novo vou querer ser professora novamente". Ela diz isso com muita veemência e realmente, o que seria de nós se não pudéssemos conviver com essa pessoa maravilhosamente literária, como a Nóia. Eu tive o prazer de conhecê-la no Laboratório de Autoria, ministrado por Celso Sisto, no ano passado. Fiquei muito impressionada com sua sabedoria e muito feliz em tê-la como amiga. Ela se diz apenas leitora, não escritora, mas eu não concordo. Nóia Kern também é escritora, sim!
Na tarde de sexta Nóia conversou sobre o ato de ler, as formas de ler, o incentivo a leitura, entre outras coisas. Comprovou através de uma reportagem do Jornal Zero Hora, que o brasileiro lê muito. Fiquei surpresa, mas ao mesmo tempo, esperava isso mesmo. Acredito que nós professores temos o pensamento errôneo sobre isso, e foi interessante pensar sobre esta questão.
Nóia também nos mostrou alguns projetos que desenvolveu em algumas cidades do RS, citou alguns programas governamentais de leitura, e principalmente sugeriu livros primorosos, que citarei no final do post.
Mais do que isso Nóia Kern comprovou que livro bom não tem idade!
E para finalizar ainda ganhei um belo presente, o livro "A história fora do papel: a oralidade e a multiplicação dos espaços", organizado pelo querido Celso Sisto. Obrigada Nóia! Já estou devorando o livro!
Algumas sugestões da professora Nóia Kern:



Nenhum comentário:

Postar um comentário