sexta-feira, 19 de julho de 2013

Os contos de fadas e as fábulas: de ontem e de hoje - Oficina com Me. Katiane Crescente Lourenço - Paulinas/POA

Ótimo encontro com a professora e contadora de histórias (maravilhosa) Katiane, hoje a tarde na Paulinas. Ouvir histórias e principalmente, fábulas e contos de fadas, mesmo que conhecidos, sempre é muito bom. A Mestre em Letras e estudante de Biblioteconomia, passou alguns referenciais teóricos das fábulas e dos contos de fadas. Foi uma explosão de tanta informação, pois o assunto é realmente muito amplo. Partindo da literatura oral, tanto a fábula como os contos de fadas possuem várias versões e são usados através dos séculos de várias maneiras diferentes. Antigamente, tinham a função de ensinar e até moralizar. Hoje em dia, com as várias versões, originais e modernas, os contos aparecem para encantar e também aprender.
Katiane frisou várias vezes em sua fala que mesmo trabalhando os contos e fábulas modernos, é importante e primordial que as crianças e jovens conheçam as versões originais. Claro, assim poderá comparar, entender, discutir, rever informações.
Confiro o vídeo de Katiane, contando a fábula "O velho, o menino e o burro":

Alguns livros sugeridos por Katiane:


2 comentários:

  1. Katiane Crescente Lourenço19 de julho de 2013 às 20:05

    Nossa, obrigada Milene, pelas palavras de carinho! Adorei o vídeo, nunca tinha me assistido contando esta história. Abraços, Katiane!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas dicas, Milene! Valeu!
    Beijos,

    ResponderExcluir