domingo, 4 de maio de 2014

Dica de leitura: Ninguém aprende samba no colégio

Este livro me remeteu a lembranças da minha infância. As músicas de Noel Rosa que irão aparecendo na vida da jovem personagem Amélia, também fizeram parte da minha juventude. Isso confirma o que a música de Noel e o título dessa novela infanto juvenil, da escritora gaúcha Christina Dias: "Ninguém aprende samba no colégio". Eu não aprendi, mas meus pais escutavam samba e outros estilos musicais, o que me fez cantarolar as cantigas enquanto lia o livro.
Amélia, que vive com a avó, consegue descobrir segredos sobre seu passado a partir de um exercício simples proposto na escola. Entre encontros e desencontros, cantigas e guardados, a jovem descobre sua vida e também a história do grande sambista da Vila Isabel, Noel Rosa.
O livro tem o prefácio de Martinho da Vila e ilustrações de Dave Santana. Ainda conta com uma breve biografia de Noel Rosa e as letras de algumas de suas canções.
E quem disse que não se aprende samba no colégio? Noel, mas Christina Diais mostra que é possível sim aprender. Nada mais justo, afinal, o samba é patrimônio brasileiro. E como disse Dorival Caymmi, "quem não gosta de samba bom sujeito não é..." 

2 comentários:

  1. Que beleza estás tuas palavras. Coisa boa poder contar com leitores tão sensíveis e preparados feito tu. Gratíssima minha amiga. Posso postar no meu blog esse teu post?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro ficou muito bacana querida. Claro que pode postar no teu blog o post. Bjs

      Excluir