quarta-feira, 7 de maio de 2014

Paradinha Literária de Porto Alegre - Realização da Cabaré do Verbo







 EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL ONTEM A TARDE!!! ESTOU AINDA AQUI COMIGO PENSANDO COMO UM TEXTO PODE TER TANTAS INTERPRETAÇÕES E PERSPECTIVAS!

































Transcrevo abaixo a postagem da página da Cabaré do Verbo, no facebook, escrita por Cristiane Cubas.

As fotos acima também foram feitas pela Cristiane. 


"Escola participante: Escola Estadual Ministro Salgado Filho - Jardim Itu
Participantes: Cabaré do Verbo, Até o Talo, Ecoaecoa Coletivo, Noz Prod Literárias e Sapato Florido com Milene Barazzetti Machado.
Livro: O Consertador de Coisas - "Sr. Consertador de Coisas, já que você disse que conserta tudo, poderia consertar meu coração?" (Sophie, personagem do livro)


Hoje dia 06 de maio, das 14h às 17h, aconteceu primeira edição da atividade de letramento infantil e infanto-juvenil Paradinha Literária. A atividade comemorou a volta da atividade no ano de 2014, com 26 crianças da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ministro Salgado Filho, do bairro Jardim Ipu para que consertássemos o que quiséssemos de nossas vidas, assim como faz a personagem Sophie, a menina que escreve intermináveis cartas ao Consertador de Coisas desde a morte do pai. Sophie faz um belo pedido: que o consertador de coisas conserte seu coração.
O evento de letramento se deu como circuito rotativo de mini-oficinas em torno do livro.


A atividade desenvolveu habilidades nos eixos relacionadas à arte, leitura e corporeidade. As crianças foram divididas em grupos de 10 a 12 participantes que se revezaram de forma a criar um circuito rotativo, passando por todas as estações. Em cada estação foi realizada uma atividade formativa de mini-oficina relacionada ao livro e ao autor.
A atividade foi mediada: pela escritora e contadora de histórias,Christina Dias, que fez acolhimento, mostrando a CCMQ e fez uma analogia com os "consertos" que estão fazendo na CCMQ, oficina do autor: Milene Barazzetti, fez contação da história, tocou pandeiro e diversas brincadeiras; porIgor Bryzanatrupha, do Até o Talo, que fez oficina de alimentação natural e consumo consciente "consertando" alimentos de origem animal para vegetal ou não saudáveis para saudáveis. As crianças aprenderam a fazer leite de aveia com banana, lancharam o pão integral com pastinha de grão de bico, e pelo coletivo de arte e metarreciclagem, o Ecoaecoa Coletivo com Alissa e Elisinha que fizeram oficina de percepção artística com livros artesanais e dobradura de coração, em que as crianças "consertavam" o próprio coração escrevendo em seu livro e levando para casa. A editora Habilis, de Erechim fez parceria com a atividade cultural e doou quatro livros para pesquisa dos oficineiros e para as oficinas.
Espaço apoiador: Sapato Florido.
Apoiadores: Associação de Amigos da Casa de Cultura Mário Quintana e Casa de Cultura Mário Quintana.

Co-realizadores e parceiros Noz Produções Literárias, Até o Talo, Habilis Press Editora e Ecoaecoa Coletivo.


Curadoria dos autores: Christina Dias
Curadoria da atividade, coordenação geral, produção e fotos: Cristiane Cubas
Realização: Mostra Artística Cabaré do Verbo"
http://cabaredoverbo.blogspot.com.br/2014/05/paradinha-literaria-6-abrindo-o.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário