segunda-feira, 5 de março de 2012

A tartaruga e a fruta amarela








Esta semana os alunos da EMEF João Baptista Jaeger estão ouvindo a história "A tartaruga e a fruta amarela", a partir do texto de Ricardo Azevedo. A história é muito divertida. Confira parte da história abaixo, para conferir o restante é só pegar o livro na Biblioteca:

"A TARTARUGA E A FRUTA AMARELA
                O tempo era de seca. O calor estava de rachar pedra. Sem ,chuva, a floresta quase murchou.  A bicharada andava pra lá e pra cá cheia de espanto , fome e sede.
                Um dia, ninguém sabe como, apareceu uma árvore carregadinha de frutas. As frutas eram lindas e amarelas. Os bichos ficaram com medo.
                - E se for azeda? – perguntou o papagaio.
                - E se for venenosa? – perguntou o macaco.
                - E se for feitiço? – perguntou a capivara.
                Com água na boca, a bicharada olhava aquelas frutas madurinhas, mas ninguém tinha coragem de experimentar.
                - A gente não pode comer a fruta sem saber o nome dela – ensinou a coruja.
                Então, os bichos fizeram uma reunião e decidiram:
                - Vá até o céu – pediram eles à anta – e pergunte a Deus qual o nome dessa fruta.
                A anta foi e Deus explicou tudo direitinho. Para não esquecer o nome da fruta amarela, ela voltou do céu cantando.
Caramba, carambola
Não posso esquecer teu nome
Caramba, carambola
Meu povo passa fome.
                Acontece que no meio do caminho morava uma bruxa.
                A megera perguntou que cantoria era aquela e a anta explicou.
                A bruxa deu risada e começou a cantar:
Caranguejo, caramujo
Carapaça, carrapicho
Carrapato, carraspana
Carapeta, carabina.
                Ouvindo o canto da bruxa, a anta se confundiu. Ao chegar na floresta, não conseguiu se lembrar de nome algum..."

A receptividade das crianças foi enorme. Os alunos participaram, cantaram junto comigo e ainda degustaram a fruta. Uma história com alegria, suspense, aroma e sabor, literalmente!
Muito bom ouvir dos pequenos: "Queria morar aqui na Biblioteca com você!" E tem gente que ainda pergunta porque gosto de ser professora e agora contadora de histórias!

7 comentários:

  1. Minha filha adorou a história da tartaruga e a fruta amarela,chegou em casa toda animada mostrando o desenho que ela fez sobre a história.Um abração.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, minha filha.Fiquei emocionada com o teu depoimento.Beijão!!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Cássia por teu comentário. É muito importante para meu trabalho! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Mãe, valeu a tentativa de comentário! Te amo!!! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. ontem minha professora leu para minha sala e tivemos que reescrever este ponto a partir na parte no tatu e ganhei Parabéns e fiquei muito feliz , agora estou lendo para minha sobrinha de 4 anos e eu tenho 9,Parabéns por quem escreveu a historia

    ResponderExcluir
  7. Muito bom trabalhei a dramatização com meus alunos.

    ResponderExcluir