sábado, 9 de fevereiro de 2013

Dica de filme: Robot e Frank

Qual a importância da memória para você? Onde ela está presente? Está só na nossa mente? Está nas fotos? Está em nossos objetos? E o que a memória tem a ver com livros?
Pois é, neste filme magnífico, em um futuro não muito distante, a memória aparece de várias maneiras.
O que mais me intrigou foi a Biblioteca da cidade, que estava sendo toda computadorizada. Os livros estavam todos sendo digitalizados e não iriam mais ficar na Biblioteca, iriam para uma reciclagem.  Ficaria apenas um exemplar histórico de Dom Quixote. Será que isso um dia será possível? Uma total isenção de livros impressos? Quando pegamos um livro na Biblioteca ele não é apenas um livro, ele tem memória. Em cada página lida por um leitor atento tem um pouco de sua história.
Bem, na verdade essa história é secundária no filme. Frank está com problemas de perda de memória e seu filho traz um robô para cuidar dele. No primeiro instante, o velho senhor não gosta daquela companhia, mas acaba se afeiçoando pela máquina. Aliás, o robô lembra ao personagem que ele é só uma máquina e não importa que lhe apaguem a memória. Essa é a grande questão: a quem importa que apague a memória e por que ela é tão importante para o nosso viver. Memórias estas que estão nas pessoas que convivem conosco, nos lugares que passamos, nos livros que lemos e em tudo que fazemos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário