sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Biblioteca criativa estimula a leitura


Quarta, 31 de outubro

Biblioteca criativa estimula leitura

As bibliotecas são fontes inesgotáveis de conhecimento para todas as idades. Cabe às bibliotecárias e professoras responsáveis pela sua administração oferecerem condições estimulantes ao interesse pela leitura. Milene Machado, coordenadora da área na Escola João Batista Jagger de Novo Hamburgo, utiliza a criatividade como ferramenta para captar a atenção dos alunos.
Os projetos são os mais variados. Desde contações de histórias, elaboração de textos e ilustrações, até a confecção de bonecas, marionetes e jogos. As atividades não se restringem ao ambiente da biblioteca, chegando às salas de aula com diversas ações. Na Sacola Literária, cada turma recebe uma sacola com obras que passam por cada aluno ao longo do ano. Com Caixas Literárias, uma vez por semana, circulam publicações com conteúdo de apoio ao ensinado durante as aulas. O ponto alto de todos as iniciativas é a feira literária da escola, que chegou, neste ano, em sua terceira edição.
Os projetos, realizados desde 2009, já começam a registrar avanços significativos na bagagem cultural dos participantes. “É muito gratificante ver os envolvidos sabendo o nome de escritores e ilustradores. Isso mostra que o trabalho está seguindo no caminho certo”, comemora Milene.

Reportagem de Rodrigo Peixoto e Fabiano Amaral (58ª Feira do Livro de Porto Alegre)

http://www.feiradolivro-poa.com.br/noticias/biblioteca-criativa-estimula-leitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário